ANGELOLOGIA
“A Doutrina dos Anjos”
ELES SÃO REAIS
Angelologia
Quem são os Anjos do Senhor?
De onde procedem os Anjos?
Que eternidade possuem os Anjos?
Em Hb 1.14 a Bíblia chama os anjos de ESPÍRITOS.
A palavra espírito, vem do grego πνεύμα = pnevma.
Etimologicamente, em se tratando de espírito, é: “substância incorpórea”.
EXISTEM duas palavras gregas para a expressão “substância incorpórea”: Uma para “Deus” e outra para os “anjos”.
No que tange a Deus, o termo grego para a palavra substância, é: οντος = ontos.
Significa: “o que é por si mesmo”.
No que tange aos anjos, o termo grego para a palavra substância é: ουσία = usía.
Significa: “natureza duma coisa”; “essência duma coisa”.
Os anjos possuem a natureza santa do Criador (não são divinos).
Os anjos possuem a natureza verdadeira e moral do Criador.
Os anjos possuem a natureza celestial do Criador.
“essência duma coisa” (nos domínios dos seres criados, são a essência da criatura divina): Lemos em Hebreus 2:6-7.
Versículo 6 ...que é o homem para que dele te lembres?
Versículo 7 Tu o fizeste um pouco menor do que os anjos.
A Existência dos Anjos
A existência dos anjos é inequívoca, não há como negá-los, uma vez que uma imensidão de textos bíblicos pertinentes a eles são extremamente claros. Formam a Segunda Classe de Pessoas.
1) Pessoas Divinas.
2) Pessoas Angélicas.
• Os Anjos do Senhor.
• Os Anjos do Diabo.
3) Pessoas Físicas Humanas.
ANOTEMOS: Os anjos não são uma raça de pessoas, e sim hostes, exércitos celestiais. RAÇA é termo usado para subdividir o gênero humano. Os anjos são espíritos celestiais. Sobretudo, espíritos filhos de Deus, segundo revelação de Jó 1:6.
O patriarca Jó revelou que os anjos foram criados antes da criação do mundo físico. Jó 38:6-7.
- Foram criados em estado de santidade absoluta e são inumeráveis: Heb 12:22.
ἀλλὰ (alã = Mas) προσεληλύθατε (proselilýthate = tendes chegado) Σιὼν (Siõn = Sião) ὄρει (ori =
* myriásin: “grande quantidade indeterminada” – “quantidade inumerável”.
O Conceito Angelical
No Idioma Grego
- No mundo grego, ἀγγέλος é a palavra grega para anjo. Etimologicamente: “mensageiro” ou “mensageiro de Θεός = Theós”.
Obs. a palavra angélos também indica embaixador em assuntos humanos, que fala e age no lugar daquele que o enviou.
ἀρχάγγελος = Archángelos é o grego de ARCANJO.
ἀρχι + ἀγγέλος = “anjo chefe”.
No idioma hebraico, ANJO é mal'akh.
“mensageiro”.
No plural, é mal'akhym (malaquim) = “mensageiros”.
1. Habitat: O Céu.
2. Procedência: Os anjos procedem de um período de tempo celestial teologicamente chamado de “Dispensação angelical” – Vejamos a revelação do Espírito em Sl 148:1-6.
3. Campo de Atividades: O Mundo espiritual, invisível.
4. A Estrutura do Corpo angelical:
• Corpo 100% Espiritual – são espíritos incorruptíveis, portanto, invisíveis.
• Corpo 100% Glorioso – vivem em estado de glória total. SHEKINAH.
• Corpo 100% Celestial – residem no Céu.
• Corpo 100% Poderoso – são seres dotados de grande poder de locomoção, pessoal, espiritual, moral – são poderes delegados pelo Criador.
A Real
Teologia dos Anjos
No Velho Testamento os anjos aparecem como “MENSAGEIROS DE DEUS” e nada mais que isso. No Novo Testamento, entretanto, eles surgem não somente como MENSAGEIROS DE DEUS, mas também como:
“Ministros divinos aos herdeiros da salvação" Hb 1:14.
Hierarquias
Angelicais Palpáveis
Inconfundíveis e Irrefutáveis
Existem poucos dados literários capazes de colocar-nos frente-a-frente com hierarquias angelicais nas páginas das Escrituras Sagradas.
Torna-se, portanto, muito arriscado catalogarmos qualquer sugestão do cérebro humano como hierarquia angelical. Por outro lado, a Bíblia revela-nos hierarquias angelicais inconfundíveis.
a) ἀρχάγγελος = Archángelos é o grego de ARCANJO.
Miguel, do grego Μηχαελ e do heb. Mi-kha'el “Quem é como El?” – “Quem é como Deus?” – ARCANJO é a hierarquía angelical maior. Michael aparece no Capítulo 12 de Daniel associado à nação de Israel.
b) Os Principados. O termo “principados” vem do grego ἀρχάς, significa: “dignidade de príncipe” – “território ou estado cujo soberano é um príncipe” – “comandantes de classes”. Em hebraico, “principado” é nessichut.
c) Os Querubins. Representam a Guarda Celestial. Do hebraico keruhbim plural de kerub. Etimologicamente, significa: “conhecimento” – “eles conhecem” – “informados para conhecer” – “informados com notícias e ciência” – “efusão de sabedoria”. Em grego, querubim é Χερουβὶμ = Cheruvim.
d) Os Serafins. A palavra heb para Serafim é saraph, (PLURAL: serâphym) e, em grego, é Σεραφὶμ = Serafîm. Nos dois idiomas, significa: “serpente que queima” ou “serpente ardente” – “Produzir ardência em; afoguear, abrasar; fazer arder” – “Produzir calor intenso; arder, abrasar”. Is 6:3 Qâdhosh, Qâdhosh, Qâdhosh, YHWH Tsbhâ’oth
e) O Anjo Gabriel. A palavra Gabriel vem do hebraico Gabriy'el, e do grego Γαβριὴλ = Gavril – Significa: "guerreiro de Deus" ou "homem de Deus". Gabriel é o anjo específico de Deus para anunciar grandes mensagens procedentes do coração do Senhor. Foi enviado a Daniel, no VT e, mais tarde, no NT durante a anunciação dos infantes João Batista e Jesus Cristo.
MISSÃO
Gabriy'el ἀποστόλους
Gabriel Missionário
1) 1º Lá, no Velho Testamento, ele manifesta-se com extrema sabedoria, autoridade e grande poder delegados por Deus diante do Profeta Daniel, ao interpretar de forma extraordinária uma grande visão de natureza escatológica: Dn 8:17.
2) 2º Manifesta-se liberando entendimento e sabedoria ao próprio Profeta Daniel. Lemos em Dn 9:22. “...Daniel...saí para fazer-te entender”. O ASSUNTO É A GR. TRIBULAÇÃO. Uma inédita aula escatológica ministrada pelo Anjo Gabriel. Aleluia!
No Novo Testamento,
somente o Livro de Lucas cita o nome de Gabriel,
onde o próprio Gabriel identifica-se como
aquele que “assiste diante de Deus” – Lc 1:19.
1) O nascimento de João Batista - Lc 1:11-20.
2) O nascimento de Jesus - Lc 1:26-38.
“Há um anjo que acompanha
cada servo TEMENTE a Deus”
Salmo 34:7 “O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra”.
ACAMPAMENTO é residência temporária.
Pela natureza de guerra dos querubins, acreditamos que sejam querubins os anjos disponíveis aos servos TEMENTES a Deus.
O “Anjo do Senhor”
Angelos Kyrios
mal'akh Yhwh
Na Doutrina Teofânica
Quem é esse anjo que, ocasionalmente, aparece em alguma página do Velho Testamento bíblico e que identifica-SE como “O Anjo do Senhor”, ou seja, O ANJO DE YHWH, falando como Deus e com extrema autoridade unicamente pertinente ao Todo-Poderoso?
Que Anjo é esse?
Esse ser sempre identificado como O Anjo “do Senhor” identifica O Senhor Jesus Cristo, a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade.
Gn 31:11-13. Jz 2:1-5. 6:6-22
Que Termo Teológico é Usado
Para Essas Ocasionais Manifestações da Divindade em Pleno
Velho Testamento?
Theofánia
Theofánia trata-se do único termo neo-testamentário usado para identificar uma ocorrência em domínios do idioma hebraico, o Velho Testamento. Não há uma palavra hebraica específica para identificar O Anjo do Senhor no Velho Testamento.
O estudante bíblico não pode e nem deve confundir Theofánia com Theofanía. As etimologias das duas palavras se distinguem. Vejamo-las:
Θεοφανία – Theofanía = Etimologia: “festa (festa grega) em que se expunham as estátuas dos deuses” (do paganismo grego).
Θεοφάνεια – Theofánia = Etimologia: “aparição dos deuses” – “Manifestação da Divindade em algum lugar, acontecimento ou pessoa”. (festa do nascimento de Jesus Cristo).
NOTA: A Doutrina da Theofánia, além de rica em termos daquilo que ela representa, relaciona-se como um dos maiores mistérios divinos na Velha Aliança.
Obs. Dentre os servos do Senhor no Velho Testamento, o Profeta Zacarias foi o mais contemplado no que diz respeito à visão de aparições da Divindade no Velho Testamento. Diversas vezes – em visão, Zacarias viu O Anjo do Senhor. Zc Zc 2.1; 3.1,2; 4.1.
CONCLUSÃO
Existiria alguma coisa impossível a Deus?
AFINAL, Seu Filho Jesus, deixou temporariamente o Céu para materializar-Se.
Jesus Cristo saiu do estado divino para o estado humano.
As poucas vezes em que a Bíblia menciona anjos se alimentando são o resultado de concessão extraordinária de autorização dada por Deus, por propósitos específicos de identificação.
Em Gn.18:1-8.
1º Três seres celestiais manifestam-se diante de Abraão.
2º Dentre os três, dois eram anjos e um, o próprio Senhor.
Os Anjos são encontrados em trinta e cinco livros da Bíblia, e em duzentas e setenta e cinco referências, o que significa dizer que não há como questionar a existência desses grandiosos seres.
Glorifiquemos, pois, a Deus por esse inaudito e esplendoroso exército. Amém!
Adelson R. Buenos