A Visão do Vale de Ossos Secos

14/07/2011 21:04

 

 

 

Ez 37:1-10.

INTRODUÇÃO

O povo de Judá estava em cativeiro BABILÔNICO e não havia mais esperança alguma. O FUTURO TORNARA-SE DUVIDOSO, INCERTO.....ATÉ QUANDO IRÍA AQUELE CATIVEIRO??  TERIA REALMENTE FIM???  COMO?? QUANDO?? Como sair da inexpugnável Babilônia do Monarca Belsazar ???? COMO???

A FIGURA DO VALE 
E  O REAL ESTADO DOS JUDEUS NO EXÍLIO

37:1. “Um Vale cheio de ossos”.
37:2. “...ossos mui numerosos sobre a face do vale e estavam sequíssimos”
37:11. “os nossos ossos se secaram, e pereceu a nossa esperança” .

A POSIÇÃO
E A AÇÃO DO PROFETA
A BASE DA PROFECIA
A BASE DA FALA DO PROFETA DIANTE DOS OSSOS
OSSOS SECOS, OUVI A PALAVRA DO SENHOR

Imaginemo-nos dentro de um cemitério abandonado, num lugar desabitado e inabitável. Esta era a posição de Ezequiel. Um lugar feio, sinistro, triste. É exatamente esse o aspecto do exílio. Quando o crente encontra-se longe de Jerusalém , como presa de Nabucodonozor , não importa o lugar aonde esteja o crente, espiritualmente o lugar chamar-se-á sempre: UM GRANDE CEMITÉRIO DE OSSOS SECOS. Um cemitério que abrange todos os dois hemisférios terrestres. Um grande cemitério.



A Igreja, na qualidade de grande profeta de Deus, também assusta-se ao ver tantos esqueletos desconjuntados, quebrados ao meio, etc.

A Palavra de Deus revela crânios que estavam separados de seus  troncos. Troncos que estavam separados de suas pernas e braços. Braços que estavam separados de suas mãos...
Vidas Fragmentadas.
O mais sinistro cemitério da história. O mais amedrontador.
Um cemitério fantasmático.

YHWH arrebatou o espírito do profeta, colocando-o dentro do sinistro cemitério, determinando-lhe que apenas profetizasse debaixo da mais distinta marca do profeta de então: “Assim diz o Senhor”
Obs: É preciso que haja uma manifestação sobrenatural de Deus no profeta.
Coragem espiritual, religiosa ou secular não basta. É preciso haver uma manifestação sobrenatural de Deus no espírito do profeta “O Senhor me levou em espírito” – 37:1.

No meio de mi8lhares de ossos, Ezequiel, aos brados, gritou:“...ossos secos, ouvi a palavra do Senhor”.

1.   Um barulho de ossos deslocou-se em busca de seus membros. “Cada osso buscou o seu encaixe ósseo” enquanto o profeta profetizava. FINALMENTE, o vale ficou coberto não mais de pedaços de ossos espalhados, e sim de ESQUELETOS INTEIROS. É o primeiro milagre. “PRIMEIRO DEUS DESEJA REAJUNTAR OS PEDAÇOS DE NOSSA VIDA”.          É o primeiro passo. É a primeira benção.

2.   Em seguida, o profeta profetizou e Deus enviou NERVOS, os quais cobriram todos OS OSSOS DAQUELES ESQUELETOS. NERVOS APONTAM PARA FORÇA ESPIRITUAL – É o segundo passo: Quando nossa vida for reajuntada, certamente começaremos a glorificar, louvar, orar....ALELUIA!

3.   A ordem de Deus ao profeta foi que ele continuasse a profetizar, em busca de CARNE FÍSICA para cobrir OS NERVOS manifestos sobre os esqueletos. Então, A CARNE se manifestou sobre os mortos. CARNE SOBRE OS NERVOS APONTAM PARA O REVESTIMENTO ESPIRITUAL QUE O ESPÍRITO SANTO DOA AOS CRENTES QUE NÃO CESSAM DE BUSCAR, LOUVAR, GLORIFICAR....
O revestimento se manifesta de diversas formas: “fervor espiritual, batismo com o Espírito Santo ou manifestações constantes do Espírito no crente, tornando-o cheio do Espírito para orar, para louvar, para glorificar.....”.

4.   Em seguida, a ordem de Deus ao profeta foi que profetizasse em busca de PELE para cobrir toda a CARNE humana sem vida e exposta no vale......Deus, então, enviou PELE sobre toda A CARNE dos estranhos cadáveres.PELE SOBRE A CARNE SIGNIFICA QUE O CRENTE, AGORA, ESTÁ ESPIRITUALMENTE COBERTO PARA SER O TEMPLO DE DEUS, DE JESUS E DO ESPÍRITO SANTO.....

5.   Após A MANIFESTAÇÃO DA PELE sobre a CARNE HUMANA, o Senhor determinou ao profeta que“profetizasse em busca de vida para aqueles cadáveres”37:9-10 “E ele me disse: Profeta ao espírito, profetiza, ó filho do homem, e dize ao espírito: Assim diz o Senhor Jeová: VEM DOS QUATRO VENTOS E VIVERAM E SE PUSERAM EM PÉ, UM EXÉRCITO GRANDE EM EXTREMO.

Epílogo: Antes de qualquer fato ou coisas espirituais, o crente precisa, primeiro, de VIDA PLENA diante de Deus, para depois, manifestar-se como membro de um exército imbatível. Um exército de ex-mortos, ex-ossos secos. Há coisas que só Deus faz em prol do crente.  
 

 

 

Pr Joel Machado